sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Obra de Pires Cabral vale prémio Camilo

‘O Porco de Erimanto’ valeu, este ano, ao escritor António Manuel Pires Cabral o ‘Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco’.
Pires Cabral é o 20.º escritor premiado com este galardão, instituído através de uma colaboração entre a Associação Portuguesa de Escritores e a Câmara Municipal de Famalicão.

O prémio tem um valor monetário de 7.500 euros e já reconheceu escritores como Mário de Carvalho, Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa, Luísa Costa Gomes, José Eduardo Agualusa, António Mega Ferreira entre outros.

A obra vencedora - ‘O Porco de Erimanto’ - é uma colectânea de contos publicada pela ‘Cotovia’ e mereceu o voto do júri - constituído por Afonso Cruz, José António Gomes e Serafina Martins, com a coordenação de Fernando Miguel Bernardes - que enalteceu a “diversid ade dos registos linguísticos” e o “trabalho de apuro estilístico do texto”.

“A exploração do absurdo e o sentido de humor constituem dois outros traços marcantes de uma colectânea que se distingue pela sua unidade e equilíbrio internos e pela cultura literária evidenciada pelo autor”, referiu o júri.


Satisfação pelo reconhecimento

António Manuel Pires de Cabral nasceu em 1941 em Chacim (Macedo de Cavaleiros). Licenciado em Filologia Germânica, venceu o Prémio Círculo de Leitores de 1983 com o romance ‘Sancirilo’.

Feliz com a atribuição do prémio, o autor disse, na altura, ter acolhido a notícia com “dois estados de alma: primeiro satisfação absoluta, por se ver reconhecido ou ver uma parte do trabalho reconhecida, e, por outro lado, um estímulo para continuar”.

“Todo e qualquer prémio representa sempre um reconhecimento de uma obra e por conseguinte é sempre muito grato receber prémios. Por outro lado, há aquele outro aspecto que é o prémio criar-nos responsabilidades e portanto estimular-nos a continuar a escrever e fazer cada vez melhor”, sublinhou o autor.

Pires Cabral trabalha já noutra obra - ‘Cobra de água’ - que deverá sair em Julho de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário