sexta-feira, 25 de outubro de 2013

28 de outubro dia da BE


A História Interminável I
O poder da Leitura: Leitor salva  “Fantasia”

The NeverEnding Story - (A História Interminável ) é um filme de fantasia épicogermano-americano de 1984 baseado no romance de mesmo nome escrito por Michael Ende. O filme foi dirigido e co-escrito por Wolfgang Petersen (seu primeiro filme em Inglês) e estrelado por Barret Oliver, Noah Hathaway, Tami Stronach, Moses Gunn,Thomas Hill, e Alan Oppenheimer como as vozes de Falkor e Gmork. Na época de seu lançamento, foi o filme mais caro produzido fora dos EUA ou da URSS. Ele foi seguido por duas sequências: The NeverEnding Story II: The Next Chapter e The NeverEnding Story III: Escape From Fantasia
                                                               
           Atores e personagens
· Barret Oliver - Bastian
· Noah Hathaway - Atreyu
· Tami Stronach - Imperatriz Menina
· Patricia Hayes - Urgl
· Sydney Bromley - Engywook
· Gerald McRaney - Pai de Bastian
·  Moses Gunn – Cairon
              Realizador          

Bastian (Barret Oliver) é um garoto sonhador, que usa a imaginação como refúgio para os factos que o entristecem, como as provas de Matemática, brigas na escola e, especialmente, a recente perda de sua mãe. Um dia o garoto, a caminho da escola, briga com outros colegas, foge e entra num alfarrabista de onde leva um livro "inseguro". Ele chegou atrasado à escola e refugiou-se no sótão onde começou a ler o livro. A leitura do livro transporta-o ao fantástico mundo de "Fantasia", habitado por um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Menina, o valente guerreiro Atreyu e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra.
Nesse livro, o reino de “Fantasia” está a ser destruído pelo "Nada" e a única pessoa que pode salvá-lo é um guerreiro chamado Atreyu. O jovem guerreiro aceita a missão e parte, passando por várias aventuras em que é ajudado por um dragão ditoso e perseguido por um lobo gigante.
Atreyu não consegue cumprir a sua missão e o "Nada" destrói tudo, mas o jovem consegue regressar e a Imperatriz diz-lhe que não falhou.
Atreyu tinha feito com que o rapaz que estava a ler o livro quisesse participar na ação da história, dando um novo nome à Imperatriz. Bastian grita o nome da sua mãe, o reino de Fantasia renasce e os dois mundos misturam-se.
Apesar de ser uma fantasia destinada especialmente às crianças, os temas abordados passam longe de ser infantis.

Sem comentários:

Publicar um comentário