segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

DIA DA INTERNET SEGURA 2012




Untitled from apmra on Vimeo.
No dia 7 de fevereiro de 2012, comemora-se o Dia da Internet Segura. Para que este dia seja assinalado na comunidade escolar, convidamos todas as escolas a dinamizarem atividades sobre as temáticas relacionadas com a Segurança na Internet, na segunda semana do mês de Fevereiro de 2012. Vamos envolver a escola! Esta é a oportunidade perfeita para introduzir, ou reforçar, o tema da Segurança na Internet entre os alunos, professores, funcionários, encarregados de educação e pais, bem como consolidar os conceitos que, eventualmente, terão sido, ou virão a ser, abordados na sala de aula. Este ano o tema do SID é “Aproximar Gerações” e o slogan "descobrir o mundo digital em conjunto... com segurança!" pelo que se apela às escolas que desenvolvam atividades que abranjam o maior número possível de participantes de diferentes gerações, em interação. Convidamos a comunidade escolar de todas as escolas públicas e privadas, da educação pré-escolar ao ensino secundário, de Portugal continental e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, a juntarem-se a esta iniciativa. Convidamos as escolas/agrupamentos que integram a rede Rádio e Televisões Escolares na Net [RTEN] para que celebrem a semana com a passagem de spots alusivos e promotores da segurança [apenas som ou se possível, imagem e som]. Disponibilizamos para esse fim o “Minuto Seguro” em duas versões, em vídeo e somente áudio [mp3]. As escolas poderão ainda fazer reportagens, entrevistas, notícias, produzir e gravar peças de teatro, etc. Para apoiar as escolas no desenvolvimento de atividades próprias na semana de 6 a 10 de Fevereiro de 2012, disponibilizamos Sugestões de Atividades e Recursos de Apoio.


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Concurso Nacional de Leitura


 Realizou-se, ontem, na Biblioteca Escolar da Sede de Agrupamento a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura.

Os alunos seleccionados para a 2ª fase são:

José Pedro Costa – 7º ano;

Tiago Pereira – 7º Ano;

Madalena Teixeira – 9º ano

Liliana Borges – 11º ano;

Ana Catarina Lopes – 12º ano;

Marta Sofia Silva – 12º ano



sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Maria Teresa Horta vence Prémio D. Dinis

O Prémio Literário D. Dinis foi atribuído, esta quinta-feira, por unanimidade à escritora Maria Teresa Horta, pelo romance “As Luzes de Leonor”.

A Fundação Casa de Mateus atribui, desde 2008, o galardão no valor de 7500€ a uma obra literária (de poesia, ensaio ou ficção) publicada no ano anterior ao da atribuição do prémio.
Nesta edição, o júri foi composto pelos escritores Vasco Graça Moura, Nuno Júdice e Fernando Pinto do Amaral.
“As Luzes de Leonor”, lançado em 2011 pela editora Dom Quixote, é um romance sobre a vida da marquesa de Alorna, Leonor de Almeida Portugal de Lorena e Lencastre (1750-1839), neta dos marqueses de Távora e mulher de grande importância na história literária e política de Portugal no período conhecido como “O Século das Luzes”.
Maria Teresa Horta é neta em quinto grau de Leonor de Lorena, também esta autora de uma vasta obra poética, parte dela ainda publicada em vida.
Nascida em 1937, em Lisboa, Maria Teresa Horta formou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi jornalista e ativista do Movimento Feminista de Portugal, juntamente com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, com quem escreveu o livro "Novas Cartas Portuguesas".
“Amor Habitado" (1963), "Ana" (1974) e "O Destino" (1997) são alguns dos mais de vinte títulos já publicados pela autora.
Em 2010, o Prémio D. Dinis foi atribuído a João Barrento pelo livro "O Género Intranquilo. Anatomia do Ensaio e do Fragmento". No entanto, desde a criação do galardão, já foram distinguidos, entre outros, outros escritores de renome como Agustina Bessa Luís, Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner Andresen e os historiadores Nuno Gonçalo Monteiro e Rui Ramos.







quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Valter Hugo Mãe conquista Brasil

Dois romances do português Valter Hugo Mãe foram ontem incluídos na lista do diário ‘O Globo’ dos melhores livros publicados no Brasil em 2010. ‘O Remorso de Baltazar Serapião’ e ‘A Máquina de Fazer Espanhóis’ estiveram entre as preferências dos críticos.
Valter Hugo Mãe, de 40 anos, que só tomou conhecimento da distinção ao ser contactado pelo CM, ficou "muito contente" por ver ‘oficializado’ o "entusiasmo que os brasileiros tiveram" no Verão, quando o escritor foi uma das sensações da Feira Literária Internacional de Paraty.

"As pessoas estão agora a conhecer a minha obra", disse o escritor, cujo romance mais recente, ‘O Filho de Mil Homens’, deverá ser publicado no Brasil em Abril ou Maio de 2012, altura em que viajará ao país sul-americano, tendo programadas visitas a diversas cidades.
No texto dos críticos de ‘O Globo’, lê-se que os dois livros incluídos entre os melhores de 2011 "exibem a prosa inventiva que Saramago definiu como ‘um novo parto da língua portuguesa’".
Valter Hugo Mãe revelou ao CM que o seu próximo livro só deverá ser lançado em 2013, pois a sua escrita ainda está a ser começada.

In Correio da Manhã